Você está aqui: Home » Jelastic » Market Share: O uso de Software no Brasil e no Mundo em Setembro de 2014

Market Share: O uso de Software no Brasil e no Mundo em Setembro de 2014

20 Flares Twitter 1 Facebook 6 Google+ 4 LinkedIn 9 Email -- Filament.io 20 Flares ×
A atual estatística dos softwares mais populares disponíveis no Jelastic está mais interessante neste mês, como a informação sobre o uso das versões de Python e a comparação geral de distribuição entre os fornecedores de linguagem de programação. Vamos conferir!

Linguagens de Programação

A fim de tornar as estatísticas globais mais claras, foi decidido extender as estatísticas mensais com mais uma seção – um geral da visão global das preferências de linguagem.

De acordo com o gráfico abaixo, a maioria dos usuários Jelastic são desenvolvedores Java e PHP – 53% e 45% respectivamente. O percentual restante é compartilhado igualmente entre Ruby e Python – apenas 1%.

Market Share - Linguagem de Programação em Setembro/2014

Olhando atentamente aos detalhes por país, você perceberá que a maioria dos programadores na Ucrânia trabalham na esfera da aplicação de desenvolvimento Java (80%), enquanto a maior parte de desenvolvedores Python  (5%) moram na Suiça.

Distribuição de Linguagens por Região - Setembro/2014

Encontre as porcentagens exatas por região no próximo quadro.

Tabela Market Share - Linguagem de Programação - Setembro/2014

Servidores de Banco de Dados

Neste mês, o market share de bancos de dados se destacou por está incrivelmente estável – todas as pontuações continuam as mesmas. Então, vamos apenas lembrar os detalhes: MySQL continua a liderar com 64%, PostgreSQL em segundo lugar (15%), e Maria DB e MongoDB com 13% e 8% respectivamente. Infelizmente, o número de usuários de CouchDB ainda é inferior a um porcento.

Market Share de Banco de dados em Setembro de 2014

Olhando a situação separadamente por país, Casaquistão tornou-se o novo líder no uso de MySQL (88%), deixando para atrás a Rússia (80%). A Finlândia é especialmente a primeira no uso de MariaDB (44%), como o Japão com o PostgreSQL (38%).

Distribuição Banco de Dados em Setembro de 2014

Veja os detalhes em profundidade por país abaixo:

Tabela Banco de Dados em Setembro de 2014

Aplicações Java

A única mudança notável no market share do Java é que Tomcat 7 perdeu 4% comparado com a previsão mensal, reduzindo a 82% em favor de Tomcat 6 (9%) e GlassFish (5%). Jetty e TomEE continuam com 3% e 1% respectivamente.

Market Share Java em Setembro de 2014

Por distribuição regional, os mais devotados usuários de Tomcat 7 estão na Ucrânia (94%). Com o novo parceiro do Jelastic, Casaquistão tornou-se líder em Tomcat 6 (27%). É vital também notar, que a Finlândia é lider tanto em Jetty como em TomEE.

Distribuição Java em Setembro de 2014

Veja a apuração percentual na tabela abaixo:

Tabela Market Share Java em Setembro de 2014

Aplicações PHP

Quanto às preferências de hospedagem PHP, NGINX ergueu-se para uma quota de 22%, após o declínio de Agosto. Obviamente, Apache tem o restante da fatia – 78%.

Market Share PHP em Setembro de 2014

Neste momento ApachePHP tem maior taxa de usuários nos Estanos Unidos – 92%, enquanto NGINXPHP continua com a localização de seus usuários inateralda – Finlância com 38%.

Distribuição PHP em Setembro de 2014

Os números exatos você pode encontrar abaixo.

Tabela Market Share PHP em Setembro de 2014

Aplicações Ruby

A fatia das aplicações de hospedagem Ruby continuam divididas entre Apache e NGINX, enquanto que o segundo é o mais popular, servindo 77% das aplicações.

Market Share Ruby em Setembro de 2014

Desenvolvedores no Japão e na Romênia continua a evitar as aplicações Ruby, portanto eles não estão inclusos no quadro abaixo.

Considerando os outros, é interessante notar que o único líder anterior de usuários Apache Ruby (USA) mudou de preferência e agora está com o concorrente – NGINX Ruby. Inspirados nisto, Apache tornou-se absolutamente popular na Suécia (100%).

Distribuição Ruby em Setembro de 2014

Compare os valores usando a tabela abaixo.

Tabela Market Share Ruby em Setembro de 2014

Versões Java

Olhando parcialmente os números das versões de Java, eles são quase os mesmos: Java 7 tem a maior parte dos usuários (84%), deixando Java 6 (13%) e Java 8 (3%) para atrás.

Market Share Versões Java em Setembro de 2014

Regionalmente, Java 7 é a escolha mais comum em todos os países, excerto na Finlândia – como muitos a metade dos programadores continuam ter a versão Java 6 como favorita. No mesmo tempo, Japão tenta manter o mesmo ritmo das novas tecnologias, liderando no uso de Java 8.

Distribuição de Versões Java em Setembro 2014

E aqui está a tabela com os números:

Tabela Market Share de Versões Java em Setembro de 2014

Versões PHP

O ranking de versões PHP continuam o mesmo, a versão PHP 5.4 tem perdido como muitos 22% comparado a previsão mensal e atualmente está com 65%. PHP 5.3 e 5.5 ocupando 18% e 17% do market share respectivamente.

Market Share de Versões PHP em Setembro de 2014

De acordo com o gráfico abaixo, PHP 5.4 continua dominando todas as regiões. Apesar disso, outras versões são mais populares separadamente por países, por exemplo PHP 5.3 ganha 36% na Finlândia, e PHP 5.5 tem quase o mesmo percentual no Japão (37%).

Distribuição de Versões PHP em Setembro de 2014

A tabela com detalhes está presente abaixo.

Tabela Market Share Versões PHP em Setembro de 2014

Versões Ruby

E agora vamos olhar como os números tem mudado para as versões do Ruby. A mais popular é Ruby 2.0.0 que ganhou 2% a mais e agora totalizando 82%. As demais versões no ranking são bastante instáveis – Ruby 2.1.1 e Ruby 1.9.3 trocaram suas posições novamente, com 11% e 7% respectivamente.

Market Share Versões do Ruby em Setembro de 2014

Comparando as estatísticas por região, podemos ver que o novo líder no uso de Ruby 2.11 é a Finlândia (100%). E somente mais dois países usam esta versão – Grã-Bretanha (24%) e Suécia (20%), enquanto todo o restante prefere as demais versões.

Distribuição de Versões Ruby em Setembro de 2014

Veja os detalhes dos números na tabela abaixo:

Tabela Market Share Versões de Ruby em Setembro de 2014

Versões Python

Finalmente, as estatísticas de versões Python. Como vamos mostrar no quadro abaixo, evidentemente o líder é a versão Python 2.7 – com 90%. Python 3.3 (3%) e Python 3.4 (7%), compartilhando o restante dos 10% dos usuários.

Market Share de Versões Python em Setembro de 2014

É digno de nota que nem todos os países estão participando da distribuição por região no gráfico abaixo. E não é surpresa que a popularidade do Python entre os usuários de Jelastic é pequena (de acordo com a pesquisa Programming Languages Market Share eles tem quase 1%).

Em relação as preferências restantes dos usuários, a maioria dos países dão 100% de escolha ao Python 2.7. Ao mesmo tempo que programadores na Rússia e Grã-Bretanha estão usando tanto as versões Python 3.3 (7% vs 17%) e Python 3.4 (13% vs 28%).

Distribuição de Versões Python em Setembro de 2014

Mais informações na tabela abaixo:

Tabela Market Share Versões em Setembro 2014

Estes são os dados do mês. Continuem acompanhando o nosso blog e o do Jelastic para ficar por dentro das mudanças de tendências e atualizações. Se você quer influenciar estas estatísticas, vá em frente e registre-se gratuitamente para experimentar o Jelastic. Divirta-se!

Sobre Gabriela Fernandes

Graduada em Marketing, é responsável pelo Marketing Digital aqui na Websolute. Apaixonada por criação de conteúdo, curiosanata sobre o Jelastic e expert em estratégias digitais

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Voltar ao topo
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE