Você está aqui: Home » Cloud Computing » Hospedagem de sites: As diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma

Hospedagem de sites: As diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma

7 Flares Twitter 1 Facebook 3 Google+ 1 LinkedIn 2 Email -- Filament.io 7 Flares ×

Explicamos de forma simplificada as diferenças entre 3 tipos de hospedagens de sites, além das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem Compartilhada - WebsoluteA hospedagem compartilhada é o modelo mais comum do mercado, conhecida tradicionalmente como “hospedagem de sites“, por ser mais utilizada para esta finalidade do que para hospedar bancos de dados ou aplicações. Ela é composta basicamente por um espaço de armazenamento e recursos que são dividido entre vários sites ou clientes. Para exemplificar farei uma analogia xula. É como se o espaço em disco fosse um grande quintal e cada cliente tivesse uma casa dentro deste quintal, mas utilizando varal, tanque de lavar roupas, vassouras e rodos de forma comunitária. Na Websolute há planos que começam em R$19,90/mês com direito a 50 contas de e-mail e 6GB de espaço em disco.

Recomendada: Pequenos sites, com volume baixo de acessos.
Vantagens: baixo custo e não necessita conhecimento técnico profundo, geralmente é fornecido um construtor de sites com sistema “clique e arraste” de fácil montagem.
Desvantagens: A hospedagem é compartilhada entre muitos sites e isso pode fazer sua página disputar recursos com outros clientes da empresa que disponibiliza o serviço.

VPS (Virtual Private Server)

VPS - WebsoluteVPS traduzido ao pé da letra significa, Servidor Virtual Privado, ou seja, ele simula a função de um servidor físico próprio, mas é virtual. A empresa fornecedora “fatia” pedaços de uma máquina e aluga pequenos espaços dentro dessa máquina. Usando a mesma analogia anterior, diferentemente da hospedagem compartilhada, o VPS poderia ser considerado uma casa alugada, você não precisa compartilhar varal, tanque de lavar roupas, vassouras nem nada. O espaço locado é todo seu, bem como seus recursos. Cada servidor tem seu próprio sistema operacional, acesso root, banda e espaço de disco pré-definidos. Isso evita que outro site utilize os recursos do servidor como acontece na hospedagem compartilhada.

Recomendado: sites médios, com volume de acessos entre médio e alto.
Vantagens: O custo X benefício é grande, já que você pode dispensar infraestrutura própria, com aproveitamento de espaço físico e redução no custo de aquisição e manutenção de equipamentos.
Desvantagem: Você é responsável por toda instalação, manutenção e segurança do VPS. Em todo caso se você não tiver experiência no assunto, pode contratar a gestão por parte do fornecedor.

Servidor Dedicado

Servidor Dedicado - WebsoluteComo o nome informa é um servidor 100% dedicado ao seus serviços, não há nenhum tipo de compartilhamento. Você tem acesso TOTAL e pode fazer o que bem entender com seu espaço. É o melhor dos mundos para sua hospedagem e até por isso tem seu alto valor de investimento. Voltando a mesma analogia anterior, no caso do Servidor Dedicado é como se a casa ainda fosse sua, com acesso a tudo que já foi dito e sem vizinhos que queiram algo emprestado.

Recomendado: Grandes empresas, com altíssimo volume de acessos, banco de dados denso e aplicações diversas.
Vantagens: Risco zero de ser prejudicado por outros sites e TOTAL autonomia sobre o ambiente da hospedagem.
Desvantagem: Alto custo para uma empresa pequena.

Conheça os serviços de hospedagem de sites da Websolute.

Sobre Wagner Linaldi

Wagner Linaldi, ou Zafa para os amigos, é um entusiasta dos números, das informações e principalmente da junção disso tudo como ferramenta de marketing. É analista, mas pretende ser especialista. E também é legal pra caramba!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Voltar ao topo
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE