Você está aqui: Home » Jelastic » Como instalar o Concrete5 no Jelastic

Como instalar o Concrete5 no Jelastic

34 Flares Twitter 3 Facebook 7 Google+ 8 LinkedIn 16 Email -- Filament.io 34 Flares ×
Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto na instalação do aplicativo Concrete5. Nós não só descreveremos uma maneira simples para instalá-lo, mas também uma maneira de configurar uma solução em cluster para rodar o Concrete5.

Configuração de solução em Cluster  para execução do Concrete5

O Concrete5 é um sistema de gerenciamento de conteúdo livre e de código aberto (CMS) projetado para ser fácil de usar, por isso mesmo os novatos com o mínimo de habilidades técnicas podem trabalhar com ele. Você pode editar o conteúdo do seu site sem sair da página, em vez de usar interfaces administrativas ou editores web.

Para aumentar a disponibilidade e confiabilidade do seu serviço, vamos mostrar como configurar uma solução em cluster com 2 servidores Apache, 2 bancos de dados MySQL replicados, um node Memcached e um balanceador de carga NGINX.

Neste caso, o Memcached é usado para fazer backup de sessões do servidor Apache. Então, se um servidor falhar, o segundo assumirá as sessões de Memcached e realizará o serviço. O NGINX vai equilibrar o tráfego dentro do cluster. E, os bancos de dados MySQL Master e Slave replicados aumentarão o desempenho, segurança de dados e os recursos de fail-over de seu ambiente.

Crie um ambiente de PHP e Instale 0 Concrete5

Em primeiro lugar, você precisa criar um novo ambiente com um Apache Server e um banco de dados MySQL, a fim de instalar o Concrete5.

1. Acesse ao painel Jelastic e clique no botão Create environment no painel superior. Você verá o assistente de topologia aberto.

2. Navegue até a sua guia PHP e selecione os seguintes itens:

  • Apache Server
  • Banco de Dados MySQL
  • Memcached Node

Além disso, escolha o PHP 5.3 no menu drop-down.

Criação Ambiente 1

3. Defina a quantidade de cloudlets para os Nodes escolhidos, especifique o nome do ambiente (por exemplo, Concrete) e clique em Create. Em um minuto o seu ambiente irá aparecer no painel.

Criação Ambiente 2

4. Em seguida, acesse o site oficial do Concrete5 e baixe sua última versão.

latest-stable-concrete5

5. Volte ao painel do Jelastic e clique no botão Upload e Deployment manager panel. No quadro, escolha o arquivo zip do Concrete5 para fazer o upload.

upload-arquivo1

6. Uma vez que o pacote está no Jelastic, clique em Deploy e escolha o ambiente que você acabou de criar. Na janela aberta, especifique onde o Concrete5 será instalado (ou deixe em branco) e clique no botão Deploy.

deploy-concrete

Parabéns! Você instalou sua aplicação. Vamos para a próxima etapa.

Configure a Session Storage

Agora, vamos configurar a Session Storage, a fim de fornecer a alta disponibilidade para o nosso cluster.

1. Clique na configuração do Apache. Com o gerenciador de configuração aberto, navegue até o arquivo  /etc/php.ini e ative o módulo PHP Memcached, e adicione a seguinte linha:

extension=memcached.so

memcached

2. Encontre Session block no mesmo arquivo php.ini e ative o sessions support editando as próximas duas linhas:

session.save_handler = memcached
session.save_path = “< server >:11211″
sessoes

Nota: < server > é o Memcached IP ou URL. Você pode encontrá-lo clicando no botão Info ao lado do Node Memcached em seu ambiente.

concrete-informacoes

memcached-ip

3. Salve as alterações que você realizou e reinicie o servidor Apache, a fim de aplicar as novas configurações.

reiniciar-apache

É isso aí! Por enquanto, se uma instância do servidor de aplicação em um cluster falhar, a sessão do usuário será automaticamente detectada e servida por outra instância do Apache.

Configuração do Banco de Dados

O próximo passo é configurar a replicação de banco de dados master-slave, com o objetivo de garantir a proteção dos dados no cluster Concrete5.

1. Para configurar o cluster MySQL, você precisa criar mais um ambiente com apenas um único Node MySQL, que será usado como um banco de dados slave.

slave-desenvolvimento

O papel do master DB irá pertencer ao servidor MySQL, no ambiente com a aplicação Concrete5 instalada.
Para configurar a replicação entre esses bancos de dados, siga as instruções detalhadas em seções BC do MySQL/MariaDB Database Master-Slave Replication.

2. Uma vez que você ajustou o agrupamento de banco de dados, vá até o painel phpMyAdmin do master DB e crie um novo Concrete no banco de dados.

concrete-database

3. Você pode ter certeza de que a replicação de banco de dados está configurada corretamente ao navegar para o painel de administração do seu Servidor MySQL Slave. Você vai ver que o recém-criado e já replicado Concrete DB (Banco de Dados Concrete) é adicionado à lista de bancos de dados na guia apropriada.

Instalação do Concrete5 CMS 

Agora é hora de completar a instalação do nosso Concrete5 CMS. Selecione o botão Open no navegador, ao lado do ambiente com a aplicação instalada.

Você irá visualizar um assistente de instalação em uma nova aba. Os próximos passos são bastante simples. Portanto, vamos prestar atenção para definir as principais configurações.

Preencha os seguintes campos:
Nomeie seu site – insira o nome desejado do seu site
Endereço de E-mail – digite o e-mail do usuário administrador
Senha – especifique a senha para o usuário administrador
Servidor – cole o link para o master do banco de dados sem http: //
Usuário MySQL – digite o login que você recebeu no email com as credenciais para acessar o DB (Banco de Dados) durante a criação do ambiente (Root por padrão)
Senha MySQL – digite a senha recebida no mesmo e-mail
Nome do Banco de Dados – especifique o nome do banco de dados que você criou apenas depois de configurar a replicação DB (Concrete no nosso caso)

Em seguida, escolha se o seu site irá conter a amostra de conteúdo, ou se ele vai estar em branco e complete o processo de instalação.

concrete-configuracoes

Configuração do Cluster
Finalmente, vamos configurar o próprio cluster.
1. Clique no botão Change environment topology para o ambiente com o CMS instalado.

change-topology

2. Aumente o número de Apache Server, clicando no botão correspondente. Note que um  NGINX-balancer será automaticamente adicionado ao seu ambiente. Clique em Apply.

add-apache-node

Desta forma, todos os dados entre as instâncias de servidor de aplicação serão sincronizados e não haverá necessidade de fazer a instalação e configuração dupla.

3. Agora você pode abrir o seu Concrete5 CMS e começar a trabalhar com ele.

concrete-cms

 

Conclusão

Como resultado, você tem uma aplicação confiável e com alta disponibilidade pronta, rodando. Utilizando esta instrução como exemplo, você pode facilmente configurar a solução de cluster necessária para qualquer outra aplicação PHP instalada no Jelastic. Teste por 30 dias grátis e obtenha todos os benefícios da hospedagem PHP no Jelastic. Fique ligado e não perca nossos tutoriais e dicas úteis sobre o Jelastic.

 

 

 

Sobre Gabriela Fernandes

Graduada em Marketing, é responsável pelo Marketing Digital aqui na Websolute. Apaixonada por criação de conteúdo, curiosanata sobre o Jelastic e expert em estratégias digitais

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Voltar ao topo
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE