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10 Principais dicas para se montar um E-mail Marketing

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10 Principais dicas para você montar um E-mail Marketing

O que é o E-mail Marketing?

E-mail Marketing é a prática na qual utiliza-se o e-mail como forma de dissipar informações relevantes para um determinado público-alvo.
Através de uma campanha de e-mail marketing é possível ampliar a área de divulgação de sua EPS ( empresa / produto /  serviço ), aumentando suas vendas, divulgando promoções, eventos etc.

Campanhas de e-mail marketing: Por onde começar?

Uma boa campanha consiste basicamente nos seguintes itens abaixo:

  • Definir o “EPS” a ser divulgado;
  • Definir o público alvo;
  • Definir o conteúdo do e-mail;
  • Criar uma peça (também conhecida como lâmina de e-mail);

Definir o EPS a ser divulgado abrirá o leque de oportunidades a serem atingidas, tais como ofertar, divulgar, apresentar, gerar lead, etc. Uma boa definição para o EPS é fator importante para o andamento da campanha.

Feita a definição do EPS, é necessário definir o público alvo (mailing) a ser atingido. Dê preferencia a mailings (listas) segmentadas e não ouse utilizar listas compradas na barraca do zé-manolo (veja aqui o porquê essas listas não dão resultado). Isso será fundamental para um bom resultado.

Definido o EPS e o mailing a ser atingido, é necessário definir e criar o conteúdo do e-mail.

Para isto, inspire-se no cliente. Busque criar peças tais quais você próprio gostaria de receber. Veja sua caixa de e-mail constantemente e analise todos os e-mails que tem recebido e os que mais lhe chamam a atenção. Busque Insights e inspirações na internet e óbvio, foque sempre na ideia de que você precisa impactar o cliente com o seu EPS.

 Mas, como utilizar o E-mail Marketing?

Para obter um bom resultado em uma campanha de e-mail marketing, existem 3 itens principais:

  • Ferramenta de Disparo;
  • Lista de contatos;
  • Peça (também conhecida como lâmina de e-mail);

A ferramenta de disparo de e-mails marketing é fundamental para um bom resultado.Utilize sempre uma ferramenta qualificada para seus disparos.

A lista de contatos também é um item fundamental para um resultado satisfatório. A união de uma boa ferramenta com uma lista de contatos segmentada trará muito mais sucesso e retorno.

Não menos importante, a peça é o objeto visual que irá impactar o destinatário.
A criação de uma boa peça aliada com uma boa ferramenta de disparo e uma boa lista de contatos realmente trará um resultado excepcional para sua campanha de e-mail!

10 principais dicas para se montar um e mail marketing por Thiago Regis

10 principais dicas para se montar um e-mail marketing

  1. – Definir uma boa ferramenta de disparo
    Busque sempre usar ferramentas que tenham uma boa infra-estrutura e que gerem relatórios customizados. Obter consultoria e suporte da empresa que cede a ferramenta é fundamental para tirar possíveis dúvidas e aumentar os resultados.
  2. – Qual o objetivo da sua campanha?
    Uma campanha de e-mail marketing pode envolver vários tipos de abordagem. Defina seu objetivo (vender, ofertar, apresentar, divulgar, gerar lead etc) e analise todas e as melhores possibilidades para sua campanha.
  3. – Estratégia de campanha
    Escolhido o objetivo, qual vai ser a estratégia da campanha? Neste ponto o visual começa a merecer destaque nas discussões.
  4. – Mailing (lista de contatos)
    Definida a campanha, qual será o público-alvo?
    Opte por utilizar listas segmentadas e não utilize listas vindas de terceiros. Atinja diretamente o público que se interessa de fato pelo que está divulgando em sua campanha.
  5. – Lâmina – Características Visuais
    Um bom resultado visual atrai até mesmo pessoas que não se interessam por determinado assunto.
    Em suas lâminas, procure seduzir o cliente. Opte por opções visuais chamativas, interessantes e que acima de tudo sempre estejam focadas no objetivo da campanha.
  6. – Anti-Spam x E-mail Marketing
    Muitos servidores de e-mail são programados para “barrar” mensagens indesejáveis (com palavras do tipo promoção, oferta, grátis, clique aqui etc), além de mensagens que contém muita imagem e pouco texto, e-mails pesados demais etc. Fique bastante atento a isto quando for montar sua lâmina de e-mail marketing.
  7. – Cliente x E-mail Marketing
    Ofereça o que tem de melhor para seu cliente. Ouse e crie diferenciais em sua campanha para que a aceitação de sua peça seja boa e traga retorno. Busque sempre interatividade com o cliente através de uma peça pois isso gera relacionamento.
  8. – Relacionamento com o cliente
    Busque sempre a interatividade com seu cliente não só com e-mail marketing mas com outros meios de comunicação. Manter contato frequente com o cliente facilitará a aceitação da peça de e-mail marketing e aumentará a chance de visualização e conversão.
  9. – Opt Out (listas de remoção)
    Mesmo utilizando listas segmentadas, existem pessoas que optam por não aceitar mais o recebimento dos e-mails enviados por você, gerando uma lista de Opt-Out.
    Tenha certeza de que sua ferramenta de disparo disponibiliza a opção de opt-out por default, pois isto faz parte da Auto Regulamentação de E-mail Marketing (http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/AutoRegulamentacaoEmailMkt.aspx).
  10. – Mensuração e Relatórios?
    Uma campanha só torna-se boa com uma boa mensuração e um bom relatório. Através deles você saberá tudo o que ocorreu com seu disparo e poderá otimiza-lo cada vez mais.
  • Procure usar ferramentas que gerem as seguintes informações:
  • E-mails enviados;
  • E-mails Entregues;
  • E-mails Visualizados;
  • E-mails não entregues;
  • Erros de entrega;
  • Links Clicados;
  • Horários de Acesso;
  • Regiões de Acesso;
  • Listas de Opt-Out.

Esperamos com este material explicar um pouco sobre a utilização do e-mail marketing e trazer melhorias contínuas em suas campanhas.

Sobre Thiago Regis

Designer no setor de Marketing Digital da Websolute e Sócio-Diretor da Agência Pílula Criativa.

2 Comentários

  1. Ola Thiago. Valeu pelo post. Boas dicas

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